sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AS DEZ MAIS DA MPB

O cantor Toquinho também prestigiou nosso trabalho e autografou
 
BIOGRAFIA: TOQUINHO
Antonio Pecci Filho nasceu em 6 julho de 1946, na cidade de São Paulo. Apelidado de “Toquinho” pela mãe, ganhou um apelido que o acompanharia durante toda sua vida artística. Interessado pelo violão começou a tomar aulas desde os primeiros anos de sua adolescência. Aprendiz do violonista Paulinho Nogueira.
       Consolidando admirável experiência técnica, começou a se apresentar em colégios, faculdades e clubes. Em uma época de grande efervescência cultural, Toquinho participou de diversos espetáculos e peças musicais.
      Toquinho se apresentou em programas de TV e participou dos famosos festivais de canção populares produzidos pela TV Record.
      Em 1970, compôs, com Jorge Benjor, seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convida para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacaram-se canções como O Bem-amado, Como dizia o poeta, Carta ao Tom 74, entre outras.
        Toquinho era muito amigo de Vinicius de Moraes por isso após a morte de Vinicius, Toquinho seguiu em carreira solo.
       No ano de 1983, Toquinho passou a explorar uma nova vertente em sua trajetória musical. O disco “Casa dos Brinquedos” inovou esteticamente por tratar única e exclusivamente do universo infantil. Três anos mais tarde, produziu um disco de 10 faixas que tematizou a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
       Desde então, as crianças ganharam grande prestígio em seu trabalho musical. Nos últimos anos, Toquinho conseguiu consolidar uma carreira estável marcada por diversos projetos de prestígio. Ainda hoje, ele é referência para novos intérpretes e instrumentistas que iniciam sua carreira musical.














AS DEZ MAIS DA MPB
 
 
       As dez mais da MPB, tem como objetivo ampliar o repertório musical das crianças. E estimular a reflexão sobre a linguagem musical com base em um repertório significativo. Foi enviado um  bilhete para que os pais escrevam o nome de cinco músicas da MPB que eles conheçam. A partir das respostas foram computadas as vinte músicas mais mencionadas onde construímos um gráfico para expor na escola.
      Dentre as dez músicas selecionadas, cada turmaescolheu uma canção que irá apresentar para as outras turmas através de cartaz, canção ou dança.
Foi elaborado um livrinho ilustrado com títulos e letras das músicas onde será gravado um CD com as dez músicas escolhidas.
     Foram realizadas atividades diversas que envolvam as canções como:
    Leituras informativas sobre os compositores e intérpretes. Vídeos com clipes das músicas. Audição das músicas. Cantar e dançar, livremente e direcionado. Memorização da música escolhida pela turma. Lista das músicas. Desenho livre ouvindo as canções. Roda de conversa: Quem gostou? Por gostou? Por que não gostou? Quem já conhecia a música? Cantar ou dançar fazendo apresentação para as outras salas. Brincadeiras que envolvam as músicas: estátua, dança das cadeiras, batata quente, continue a música, karaokê, show de talentos.
    E por fim realizaremos a gravação de um CD exclusivo com as crianças da escola: “As dez mais da MPB”, acompanhado de livrinho ilustrado com títulos e letras.
 
 
NOITE DE AUTÓGRAFOS JAIR RODRIGUES
 PRETIGIANDO NOSSO PROJETO:
AS DEZ MAIS DA MPB

PROFESSORA PATRICIA E SUA LINDA FILHA
 NA NOITE DE AUTÓGRAFOS



MÚSICA: DEIXE ISSO PRA LÁ
 
 
 




AS DEZ MAIS  VOTADAS DA MPB  FORAM:
1) TREM DAS ONZE (Demônios da Garoa);
2) GAROTA DE  IPANEMA (Tom Jobim);
3) AQUARELA (Toquinho);
4) CHOCOLATE (Tim Maia) ;
5) O CADERNO (Toquinho);
6) A BANDA (Chico Buarque);
7) O CALHAMBEQUE (Roberto Carlos);
8) DEIXA ISSO PRA LÁ (Jair Rodrigues);
9) HISTÓRIA DE UMA GATA . (Chico Buarque);
10) BOLA DE MEIA, BOLA DE GUDE (14 Bis)
 

AUTÓGRAFO DE JAIR RODRIGUES
EM NOSSO LIVRO DO PROJETO

ILUSTRAÇÃO FEITA PELO ALUNO FERNANDO
 APÓS ESCUTAR A MÚSICA
DEIXA ISSO PRA LÁ DE JAIR RODRIGUES
INSERIDO EM NOSSO LIVRINHO
DAS DEZ MAIS DA MPB

 
 


 
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quarta-feira, 19 de setembro de 2012


PROJETO: Alimentação Saudável
 
    A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
     A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:
 
  1. ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
  2. ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar;
  3. ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta....


Vídeo sobre alimentação saudável

Reconhecimento do nome das frutas




Diversidade de sabores


Preparando a sala de frutas

Pronto para degustar



Preparando uma bela vitamina de frutas



Que tal algumas verduras e legumes para variar o cardápio?





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Adivinhe qual é a fruta?














O que será que tem aí? Uma frutinha deliciosa... Qual será?






 

terça-feira, 18 de setembro de 2012


Transporte Escolar Gratuito - TEG  Parceiros da Escola


* O que é o Transporte Escolar Gratuito?
O programa de Transporte Escolar Gratuito - TEG - foi criado pela Prefeitura de São Paulo a partir do Decreto 41.391, de 2001, substituído depois pela Lei 13.697, publicada no Diário Oficial do Município em 23 de dezembro de 2003.
O objetivo principal do programa é garantir o acesso seguro à escola a alunos carentes matriculados na rede municipal de educação infantil e ensino fundamental.

* Como é feito o atendimento?

O Transporte Escolar Gratuito leva as crianças de suas residências até a escola e depois das aulas, as transporta de volta para casa. Os veículos do TEG são sempre identificados. Em sua grande maioria são operados por pessoas físicas, mas há também condutores vinculados a cooperativas contratadas e a pessoas jurídicas. Cada um destes operadores transporta cerca de 20 crianças por viagem, sempre com a ajuda de um monitor.

* Quais são os critérios de escolha dos alunos?
A coordenação das escolas municipais de São Paulo é de competência das Coordenadorias de Educação instaladas nas 31 Subprefeituras da cidade. As Coordenadorias de Educação efetuaram recentemente, através das escolas, novo cadastramento das crianças que necessitam do transporte escolar gratuito. Critérios determinados pelo decreto que criou o TEG priorizam o atendimento dos alunos:

• portadores de necessidades especiais;
• com problemas crônicos de saúde;
• de menor faixa etária;
• de menor renda familiar;
• que residam a uma maior distância da escola.

* Como está a licitação para a prestação de serviço no TEG?
A Licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas e publicado no Diário Oficial do dia 25/09/2010