terça-feira, 3 de setembro de 2013

RESPONSABILIDADE

 
 
O QUE É RESPONSABILIDADE?
 
 
                  Se pesquisarmos, veremos que as palavras "responsabilidade" e "responder" pertencem à família e possuem o seguinte significado: "capacidade, e quem sabe obrigação, de responder por algo; dever de se explicar pelo que se fez, disse ou omitiu".
 
                  Dessa maneira, devemos associar a idéia de responsabilidade a fazer o que se prometeu, cumprir uma promessa, ou ser consequente com a palavra dada.
 
                   Quem adquire uma responsabilidade, sempre tem que responder por algo diante de alguém, e responsável é aquele que está  capacitado a justificar os seus atos. Esta é a essência da responsabilidade.
 
                                                   LIBERDADE E RESPONSABILIDADE
 
 
                De fato, só podemos ser premiados ou punidos pelo que fazemos livremente. Ninguém premia seu filho porque ele cresceu, nem o castiga porque ele precisa de óculos; só se pode responder por aquilo que se faz livremente.
 
                 Por esse motivo, devemos desenvolver em nossos filhos o valor da responsabilidade sem atentar ao mesmo tempo ao crescimento de sua liberdade...e vice-versa. Resumindo: educar sua liberdade é educar sua responsabilidade é educar sua liberdade.
 
                  Se pretendêssemos desenvolver em nossos filhos o valor da responsabilidade sem atentar aomesmo tempo ao cresciemento de sua liberdade, o o colocarimos num caminho perigoso que os conduziria numa angustia terrível: deveriam responder pelo que não podem evitar. Se os educássemos carregando excessivamente nas tintas da liberdade, criariamos pessoas submetidas aos seus desejos e caprichos sem ater-se às consequências que seus atos acarretam para si mesmo e para os outros. Ambos os valores, liberdade e responsabilidade, devem ser entendidos como duas faces da mesma moeda: não é possível existir uma sem a outra.
 
                 Temos que responder pelo que fazemos e poderíamos não ter feito; ou melhor, pela porcentagem de liberdade que nos corresponde em tudo o que realizamos.
 
 
FRASES CÉLEBRES
 
 
TODO CARGO É UMA CARGA; SUPORTA A CARGA OU DEIXA O CARGO.
 
 
ANTES DE FAZER, PENSE; QUANDO TOMAR DECISÃO, FAÇO LOGO.(SALÚSTIO, HISTORIADOR ROMANO)
 
 
VOCÊ ASSUMIU ESTE PAPEL? TEM QUE REPRENTÁLO (SÊNECA, FOLÓSOFO LATINO)